Foca Comum


Nome Popular: Foca comum
Nome científico: Phoca vitulina
Onde vive: Em lugares frios, na região polar
Tamanho: A foca é o menor mamífero dos mares, medindo até 1,80
Peso: Até 100kg
Filhotes por gestação: 1 por ano





Status Gerais:



















A foca é o menor mamífero dos oceanos, seu corpo é coberto por pêlos e por gordura que a protege do frio e assim pode viver na região polar. Preferem as baías de águas limpas e calmas, onde podem pescar os peixes, que são sua fonte de alimento, gostam também de ficarem em praias rochosas, para descansar nas pedras. Vivem de 25 a 30 anos, mas surpreendentemente já encontraram uma foca com 40 anos!

Muitas foram as adaptações físicas para que se tornassem habilíssimas nadadoras, como por exemplo as mãos e os pés servirem de nadadeiras, seus dedos são ligados por membranas, favorecendo na hora de nadar, seus antebraços foram, através da evolução, diminuindo até sobrarem quase que só as patas, aumentando ainda mais habilidade para nadar, sua cauda, assim como a do crocodilo, pode ser usada como um leme, dando à ela um poderoso impulso quando necessário, suas narinas podem se fechar, quando estão submersas, evitando que a água entre em suas vias respiratórias, mas se abrem quando estão na superfície, para que possam respirar.

Apesar de ser uma ótima nadadora, ela é um tanto desajeitada na terra, seus antebraços subdesenvolvidos são ótimos para uma vida submersa, as patas anteriores na terra têm sempre de se manter juntas, dando a aparência de cauda, pois, do contrário, a foca escorregaria.

Os machos se tornam maduros sexualmente quando atingem os 75 kg, e as fêmeas amadurecem com 50 kg aproximadamente. A gravidez dura de nove a onze meses, nascendo um filhote por ano e os nascimento sempre ocorre num das ilhas no Ártico. Depois de 5 ou 6 meses os filhotes já nadam bem o suficiente para seguir seus pais ao mar aberto. Quando estão apenas 3 dias conseguem fazer mergulhos de até 2 minutos.

Quando as fêmeas vão dar à luz na praia, ficam expostas à qualquer tipo de ataque de animais terrestres, por isso é muito importante que o filhote se desenvolva e fique independente o mais depressa possível. O leite para a amamentação é muito rico, repleto de gorduras, por isso o filhote engorda um quilo a cada dia. Nesse período a mãe não come, e perde muito peso, pois ela transfere sua reserva de gordura em leite para a cria.

A caça da foca tem muitos motivos: seus ossos viram armas e instrumentos, sua pele vira roupa principalmente a pele de suas crias, que são as mais cobiçadas, e etc. Medidas estão sendo tomadas para a espécie não ser extinta, por isso devemos fazer nossa parte para que não entre na lista de extinção. E seus predadores naturais são: orcas, ursos - polares, tubarões e etc.

Foto(s) restirada (s) do(s) website(s):



________________________________________________________________________________________________
Posted by Layla

Produção Consciente - Projeto Amanhã Mais Feliz















Amanhã Mais Feliz

O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e atua na reciclagem de resíduos gerados pelas empresas calçadistas da região. Recentemente foi lançado um vídeo, que explica como o projeto começou, as benfeitorias que o Sindicato pôde proporcionar à comunidade com a renda gerada pela reciclagem, além de outros trabalhados relacionados ao programa Amanhã Mais Feliz, como o mini zoo, a horta e as aulas de educação ambiental.





Selo Amanhã Mais Feliz


Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz

O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos.
No local se encontram a Sede Administrativa da entidade, os galpões da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, as Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, o Centro de Eventos e o Centro Tecnológico.
A Central de Triagem e o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – o ARIP, coletam e fazem a triagem de 250 toneladas de resíduos industriais por mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade.
Estes resíduos são revisados, pesados, cadastrados e prensados. Após este processo, controlado por um moderno software, eles são encaminhados ao seu destino: empresas recicladoras ou o ARIP. Das 250 toneladas por mês de resíduos 68%, em média, são reaproveitadas.
O restante vai para o ARIP, que foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material fica armazenado aguardando tecnologia para o reaproveitamento. Os resíduos poderão ser retirados no local quando houver conveniência, pois estão abrigados do mau tempo, um grande diferencial sobre outros projetos.
Paralelo a este trabalho existe todo um controle ambiental das demais áreas limítrofes do empreendimento e do município, priorizado pela recuperação da área degradada do antigo lixão, que por décadas recebeu os resíduos industriais. Hoje esta área está recuperada e as vertentes de água do local e as águas superficiais recebem monitoramento através de análises químicas e biológicas.
Além disso, com a renda gerada pela reciclagem, o projeto já doou para a cidade dezoito câmeras de monitoramento por circuito fechado de TV, equipamentos para a brigada militar, polícia civil, e corpo de bombeiros voluntários; instalação da rede de oxigênio de um hospital em Três Coroas, e ainda, a produção da horta orgânica do Sindicato é destinada a escolas, creches e hospitais da cidade e região.
Outra importante ação do projeto Amanhã Mais Feliz é o criadouro conservacionista. Licenciado pelo Ibama, este mini zoo acolhe animais silvestres vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações de combate ao tráfico de animais. O criadouro já abriga várias espécies de animais como arara-azul, jacutinga, sábia-una, tamanduá mirim, jaguatirica e o jacaré-do-papo-amarelo.
Produção Consciente Igual Amanhã Mais Feliz. Uma iniciativa sustentável das empresas calçadistas de Três Coroas que, mais do que preservar a natureza, mostram, através de atitudes como esta, a importância da consciência ecológica para toda a comunidade.






Agradecemos à Gabriela Tellini por mandar a pauta da postagem!

Sugestão: Se você quer que publiquemos sobre alguma ONG ou alguma entidade de ajuda aos animais, mande um e-mail para gente com a pauta do post ou deixe um comentário, será um prazer publicá-lo aqui no blog!

Selo 4


É isso mesmo pessoal! Recebemos mais um selo de reconhecimento!
Confesso que adorei a imagem, realmente muito bonito esse selo, que nos foi dado pelo Mídia e Ecologia.com!


Bem, como são as ordens para colocarmos o selo (rsrsrs), segue aqui o texto que nos foi pedido:
"O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Estes selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web."

E também nos pediram para fazer o seguinte:

1 - Exibir a imagem do selo no blog; (OK)
2 - Revelar o link do blogue que atribuiu o prêmio; (OK)
3 - Transcrever o texto que acompanha o selo (localizado acima, em Itálico, para melhor visualização); (OK)
4 - Escolher 10, 15 ou 30 blogues para premiar (OK).

Bem, faltou apenas escolher 10 blogs, então aqui estão eles:

  1. Adoro Formigas (um dos nossos mais novos parceiros, um blog que fala sobre as formigas)
  2. Ciências agora (um blog excelente, sempre preocupado com a preservação)
  3. Bio os Feras (um blog repleto de assuntos interessantes)
  4. Pensar Eco é Lógico (sempre ensinando a pensar de uma forma mais ecológica)
  5. Discovery Blog (cheio de documentários importantes para a vida ecológica)
  6. Bio na Web (mostrando na internet a biologia de forma gostosa de se ler)
  7. Eventos de Biologia (nos mostrando os melhores eventos biológicos)
  8. Aprendendo na Prática (nos ensinando a ciência de forma descontraída)
  9. Coruja Branca (sempre algo de bom para nos passar e ensinar)
  10. My Pet Brasil (mostrando os mais bonitos pets de todo o Brasil)
  11. Eu Amo a Natureza (ensinando-nos a amar cada vez mais a natureza)

Passo o selo à esses blogs, porque realmente merecem o receber e ganharam o respeito do Blog Animal em Risco. Só lembrando, vocês têm que fazer os quatro passos que eu coloquei aqui ok?