Diabo da Tasmânia
Nome Popular: Diabo da Tasmânia
Nome científico: Sarcophilus harrisii
Onde vive: Na Australia, Tasmânia e em algumas ilhas próximas
Tamanho: Variando da sua saúde, idade e alimentação, pode chegar a medir 80cm de comprimento e 30cm de altura
Peso: Geralmente as fêmeas pesam de 4 a 8kg e os machos uns 12kg
Filhotes por gestação: De 2 a 4 filhotes por gestação
Status Gerais
O diabo- da- Tasmânia, conhecido mundialmente pelo Taz, personagem de Looney Tunes e também de sua série chamada '' Taz- mania'', não é muito diferente da fera que vive na Tasmânia, principalmente na alimentação.
O seu nome popular Diabo-da-Tasmânia veio por causa do seus sons quando estão comendo a noite, pois seus grunhidos e rosnados são realmente assustadores, no entanto, esse animalzinho é bastante simpático e sente medo quando humanos se aproximam dele.
Entre os marsupiais, ele é o maior carnívoro, após a extinção do Tigre-da-Tasmânia, comendo carniça, a pele, e até os ossos de suas presas.
Apesar de sua aparência muito semelhante com um Urso, com exceção da cauda, e de seu tamanho, os machos chegando a pesar até 12 kg, e as fêmeas de 4 a 8kg, medindo até 80 cm de comprimento e 30cm de altura, o diabo- da- tasmânia é o mamífero que tem a mordida mais forte, chegando a 178 kg. de pressão, e é capaz de abrir sua mandíbula a 120 graus!
Entre suas características físicas podemos destacar seus dentes muito fortes, para conseguir moer os ossos de suas presas, os membros dianteiros ligeiramente mais longos que os traseiros, suas fortes garras não são retrateis e sua pelagem castanha escura com um detalhe em branco na garganta.
Ele caça a noite e se alimenta principalmente de carniça, mas também caça alguns animais, como: sapos, cobras, ovelhas, wallabees (uma espécie de cangurus pequenos), raramente, mas em algumas vezes animais de rebanhos, e tudo que conseguir caçar.
Este animal é solitário, tendo grupos de fêmeas e machos separados. Ao se encontrarem dividindo a mesma presa, ficam agressivos, ferindo a si mesmos, soltando grunhidos e um forte cheiro. Para ele caçar, ele depende principalmente de três dos seus sentidos: visão, olfato e tato (de seus pêlos perto da boca, os bigodes ou vibrissas), para que consiga encontrar a refeição.
Tendo de 2 a 4 filhotes, a fêmea amadurece sexualmente aos 2 anos, e os machos aos 11 meses. A gestação dura cerca de 21 dias.
Já sendo quase extinto uma vez, tendo sido envenenado devido aos ataques às criações de gado e por sua carne ser boa aos colonos, hoje ele é protegido, mas está ameaçado por um tumor que se fixa na face, principalmente ao redor da boca, fazendo-os morrer de fome. Sendo fatal, alguns conservacionistas chegaram até matar alguns animais para evitar o contágio da doença. Mas inevitavelmente até 70% da espécie já foi contaminada. Em 2010, cientistas começaram a fazer pesquisas para produzir a tão esperada vacina para a cura desses animais.
________________________________________________________________________________________________
Posted by Layla, Allan
Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):
Marcadores:
Animais,
animal,
Carnívoros,
Demônio-da-Tasmânia,
Diabo-da-Tasmânia,
Mamíferos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pelas imagens e textos. Seu espaço é essencial.
Que a sua jornada seja iluminada.
Postar um comentário