Lobo Cinzento
Nome Popular: Lobo Cinzento
Nome científico: Canis lupus
Onde vive: Sua distribuição global ocupa grande parte da Ásia, da América do Norte e da Europa Oriental. Na Europa Central e Ocidental apenas apresenta populações relíquia, como a da Península Ibérica
Tamanho: É muito variável de região em região, mas em geral pode-se dizer que o Lobo Cinzento pode medir de 1,30 a 2 metros desde o focinho até a cauda. A altura até o ombro é de 60 a 95cm.
Peso: Também variando em cada região, podem pesar desde 25kg (na Índia) até 40kg (na Europa)
Filhotes por gestação: Pode ter 5 a 6 crias por ninhada e a gestação dura cerca e dois meses
Status Gerais
O Lobo Cinzento é o maior membro selvagem da família canidae. Vivem em alcateias de até vinte lobos, onde caçam juntos animais maiores como veados, javalis e caribús, sempre procurando atacar os mais velhos e fracos; mas quando se trata de uma caçada menor, só para um, pode comer coelhos eu alguma carcaça. Comem até 9kg por refeição, contando com as peles e ossos da vítima.
A alcateia é liderada pelo casal alfa da grupo, em uma espécie de hierarquia que também lhes dá direito de serem os primeiros a comer e a pegar as melhores partes da refeição, pode-se ser observado a posição de um lobo em sua alcateia com suas atitudes e as dos demais para com ele. Os líderes da alcateia sempre procuram estar atentos a volta, por isso sua posição é ereto com as orelhas em pé. A alcateia é territorial, e quanto maior for o tamanho do território, maior a probabilidade de se ter boas refeições. Para demarcar o território eles usam a sua urina e seus dejetos, pois uma glândula produz um cheiro respectivo, que para os lobos servem como sinais para que os outros saibam a idade e o sexo de quem deixou a marca. Podem marcar também, nas encruzilhadas do próprio território, para que os integrantes saibam sempre onde estão. Usam também o clássico uivo, que mostra sua presença no território para mostra à outras alcateias que aquele espaço foi tomado. O uivo pode ser ouvido até 10km de distância.
Cada lobo percorre várias vezes o seu próprio território, decorando os caminhos, os abrigos, as fontes de água, tocas e os lugares preferidos de sua refeição e na busca por seu alimento, percorrem grandes distâncias por dia.
Esses animais são caçadores bastante eficientes, devido a sua constituição física e sua hierarquia. O seu pêlo possui uma camada mais espessa e cinzenta que o isola do frio da neve, mas o pêlo mais externo que repele a sujeira e água pode ter outras tonalidades, desde de cinza, até um toque de castanho, mas nunca se tem um padrão, a não ser a mancha branca na região da barriga até o pescoço. Para a caçada eles contam bastante com sua audição, que é muito apurada e sua visão que é a mais aguçada na família dos canídeos, embora seu olfato seja relativamente fraco se comparado à outros da mesma família.
Apenas o casal de macho e fêmea Alfa da alcateia se acasalam, e por volta da primavera, a fêmea Alfa pari suas crias numa toca, que será sua casa até as crias terem idade para sair. As crias nascem surdas e cegas, mas depois de quatro semanas, quando já podem sair da toca, começam a se alimentar da comida regurgitados pelos adultos, pois outros lobos além dos Alfa pode ajudar na criação do filhote. A partir de 3 a 5 meses depois, já comem os restos das carcaças e aprendem a caçar.
Por ele diversas vezes atacar o gado, foi extinto em vários lugares, mas com programas de reintrodução, já não se encontram mais na lista de animais ameaçados, nas florestas e tundras na região norte do globo.
Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):
Marcadores:
Animais,
animal,
Carnívoros,
lobo,
Lobo Cinzento,
Mamíferos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário