Coelho (especial de Páscoa)

CoelhoNome Popular: Coelho
Nome científico: Os dois principais são: Oryctolagus e Sylvilagus
Onde vive: Vivem em zonas onde o mato é abundante, preferindo terrenos secos e arenosos, para a construção de covas
Tamanho: 90 cm de comprimento
Filhotes por ninhada: Em cada uma das ninhadas, de 4 a 6 por ano, nascem em média até 8 crias

Status Gerais:

Pouco Preocupante


Coelho-Europeu

Coelho das Américas
Muitas pessoas têm como bichinho de estimação o coelhos, que são animais com uma aparência bonita. Há muitas espécies, entre elas, o coelho europeu. Ela veio do sudeste da Europa, e se espalho por todo o mundo. Como não tem defesas contra seus predadores naturais, os lobos, raposas, aves de rapina, ser humano e outros (falaremos mais sobres seus predadores depois), eles têm o desenvolvimento maior no aparelho auditivo e, um pouco de desenvolvimento, no olfato, e ajuda também os seus hábitos noturnos e abrigos abaixo do solo. Sua audição é tão apurada que há cientistas que dizem que os coelhos ouvem coisas que para nós, humanos, não conseguiríamos ouvir.
Como eu já disse nas noções básicas do animal, em geral, os coelhos têm em média de 4 a 6 ninhadas por anos, o período de gestação, pelo menos dessa espécie, é de seis semanas e, a fêmea, pode dar à luz depois de uns seis meses de vida. Os filhotes nascem cegos, e sem pêlos. Doze horas após o parto, a menina já pode ter um novo acasalamento, mas em mais da metade das vezes que ela da à luz, ela são reabsorvidos pela mãe, na maioria das vezes, quando há superpolução, ou quando eles não têm o que comer, ou ainda, quando o ambiente em que está não há condições de vida.
Algumas pessoas comem sua carne, sua pele também é muito apreciada, de acordo com a qualidade do pêlo, mas outros dizem que, não compensam essas qualidades, pois causam enorme prejuízo à agricultura geral.
Do coelho-europeu não domesticados, isto é, selvagens, é que foram "criadas" outras espécies de coelhos domésticos, geralmente feito em grandes criações para corte.


Coelho-das-Américas

Coelho das Américas










O gênero Sylvilagus, envolve desde os tapitis do nosso Brasil e as outras espécies da América do Norte (dos EUA). Estas espécies são menores do que as lebres verdadeiras com as orelhas, membros posteriores e cauda ligeiramente menores. Pelo fato de terem os membros menores, ao invés de correrem de seus predadores eles se escondem em buracos, ou em túneis ou, até mesmo, entre as raízes de uma árvore frondosa.
Essa espécie tem a aparência e o comportamento semelhante ao dos europeus, mas diferem, também, por que não cavam buracos para construir suas moradias.
os tapitis são conhecidos por nomes de candimba, ou bem mais comumente, lebre. Tem em média 30 cm de comprimento. Seus pêlos são pardos-amarelados.
Vivem nas pradarias mais sujas, roças onde não há movimentação constante e próximo da entrada de matas e florestas, onde preferem não invadir.
Passa o dia em meio de plantas, com troncos, onde usam o mesmo espaço para crescerem, saem de lá para a procura de sua alimentação, vegetais. Em conta do desmatamento pode invadir plantações e dizimar em poucos dias, com uma só população desses animais.

Geral

Os coelhos conquistaram muita gente pelo fato de ser um animal manso, dócil e aparência bela. Crianças, adultos, homens e mulheres (principalmente as mulheres), no entanto, um dos seus piores inimigos é o próprio ser humano, milhões de coelhos são mortos, apenas por esporte, e, agricultores, matam-nos para defenderem suas colheitas.
Seus inimigos naturais são coites, raposas, bisões, fuinhas, aves como gaviões, corujas, e alguns canídeos e felideos, todos esses, eles caçam coelhos para se alimentar. Se seu predador chegar muito perto, o bichinho corre, se assustado, pode dar saltos longos, de até 3m, e sua velocidade vai à 100km/h. Sua técnica para quando corre também é inteligente: corre em ziguezague. No final da fuga, ele, quase sempre, consegue ses enfiar em uma toca, ou em um tronco oco, ou até mesmo em um mato alto, quaisquer coisas que sirvam de esconderijo para ele já é o suficiente para conseguir se salvar.
O sentido da real páscoa, para os cristãos, significa a ressurreição de Cristo, e o coelho foi escolhido para representar a páscoa, devido ao fato de ele ser um animal que tem a reprodução muito rápida e muitos filhotes por gestação, representando assim, a vida.
Nas outras culturas, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses, também, já costumavam distribuir ovos coloridosentre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.


Pelo fato da postagem estar um pouco atrasada, esperamos que todos tenham tido uma Feliz Páscoa!


Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):

- http://www.baixaki.com.br/
- http://correiogourmand.com.br/
- http://farm4.static.flickr.com/

Nenhum comentário: