Foca Comum


Nome Popular: Foca comum
Nome científico: Phoca vitulina
Onde vive: Em lugares frios, na região polar
Tamanho: A foca é o menor mamífero dos mares, medindo até 1,80
Peso: Até 100kg
Filhotes por gestação: 1 por ano





Status Gerais:



















A foca é o menor mamífero dos oceanos, seu corpo é coberto por pêlos e por gordura que a protege do frio e assim pode viver na região polar. Preferem as baías de águas limpas e calmas, onde podem pescar os peixes, que são sua fonte de alimento, gostam também de ficarem em praias rochosas, para descansar nas pedras. Vivem de 25 a 30 anos, mas surpreendentemente já encontraram uma foca com 40 anos!

Muitas foram as adaptações físicas para que se tornassem habilíssimas nadadoras, como por exemplo as mãos e os pés servirem de nadadeiras, seus dedos são ligados por membranas, favorecendo na hora de nadar, seus antebraços foram, através da evolução, diminuindo até sobrarem quase que só as patas, aumentando ainda mais habilidade para nadar, sua cauda, assim como a do crocodilo, pode ser usada como um leme, dando à ela um poderoso impulso quando necessário, suas narinas podem se fechar, quando estão submersas, evitando que a água entre em suas vias respiratórias, mas se abrem quando estão na superfície, para que possam respirar.

Apesar de ser uma ótima nadadora, ela é um tanto desajeitada na terra, seus antebraços subdesenvolvidos são ótimos para uma vida submersa, as patas anteriores na terra têm sempre de se manter juntas, dando a aparência de cauda, pois, do contrário, a foca escorregaria.

Os machos se tornam maduros sexualmente quando atingem os 75 kg, e as fêmeas amadurecem com 50 kg aproximadamente. A gravidez dura de nove a onze meses, nascendo um filhote por ano e os nascimento sempre ocorre num das ilhas no Ártico. Depois de 5 ou 6 meses os filhotes já nadam bem o suficiente para seguir seus pais ao mar aberto. Quando estão apenas 3 dias conseguem fazer mergulhos de até 2 minutos.

Quando as fêmeas vão dar à luz na praia, ficam expostas à qualquer tipo de ataque de animais terrestres, por isso é muito importante que o filhote se desenvolva e fique independente o mais depressa possível. O leite para a amamentação é muito rico, repleto de gorduras, por isso o filhote engorda um quilo a cada dia. Nesse período a mãe não come, e perde muito peso, pois ela transfere sua reserva de gordura em leite para a cria.

A caça da foca tem muitos motivos: seus ossos viram armas e instrumentos, sua pele vira roupa principalmente a pele de suas crias, que são as mais cobiçadas, e etc. Medidas estão sendo tomadas para a espécie não ser extinta, por isso devemos fazer nossa parte para que não entre na lista de extinção. E seus predadores naturais são: orcas, ursos - polares, tubarões e etc.

Foto(s) restirada (s) do(s) website(s):



________________________________________________________________________________________________
Posted by Layla

3 comentários:

Leonardo da Silveira de Souza disse...

Que tal uma troca de banners? Espero sua resposta, seja qual for.

http://sucuarana.blogspot.com

Ah, adoro focas. *---*

Aqui na minha cidade tem uma ilha oceânica onde vivem uns leões-marinhos, mas acho que as duas espécies não tem nada a ver, né? KKK

Abraços =)

Animal em Risco disse...

Opa, desculpe a demora da resposta, o banner já está adicionado!
Parceria concluída e parabéns pelo blog, realmente ele é muito bom!

Sucesso amigo!

Ah, também gosto de leões marinhos, são muito parecido com as focas, na minha opinião, kkk

Animal em Risco
(www.animalemrisco.co.cc)
O Blog Selvagem!

Leonardo da Silveira de Souza disse...

Banner adicionado na página inicial do blog e na página "Parceiros".

Abrços, espero novos posts ^^