Produção Consciente - Projeto Amanhã Mais Feliz















Amanhã Mais Feliz

O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e atua na reciclagem de resíduos gerados pelas empresas calçadistas da região. Recentemente foi lançado um vídeo, que explica como o projeto começou, as benfeitorias que o Sindicato pôde proporcionar à comunidade com a renda gerada pela reciclagem, além de outros trabalhados relacionados ao programa Amanhã Mais Feliz, como o mini zoo, a horta e as aulas de educação ambiental.





Selo Amanhã Mais Feliz


Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz

O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos.
No local se encontram a Sede Administrativa da entidade, os galpões da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, as Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, o Centro de Eventos e o Centro Tecnológico.
A Central de Triagem e o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – o ARIP, coletam e fazem a triagem de 250 toneladas de resíduos industriais por mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade.
Estes resíduos são revisados, pesados, cadastrados e prensados. Após este processo, controlado por um moderno software, eles são encaminhados ao seu destino: empresas recicladoras ou o ARIP. Das 250 toneladas por mês de resíduos 68%, em média, são reaproveitadas.
O restante vai para o ARIP, que foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material fica armazenado aguardando tecnologia para o reaproveitamento. Os resíduos poderão ser retirados no local quando houver conveniência, pois estão abrigados do mau tempo, um grande diferencial sobre outros projetos.
Paralelo a este trabalho existe todo um controle ambiental das demais áreas limítrofes do empreendimento e do município, priorizado pela recuperação da área degradada do antigo lixão, que por décadas recebeu os resíduos industriais. Hoje esta área está recuperada e as vertentes de água do local e as águas superficiais recebem monitoramento através de análises químicas e biológicas.
Além disso, com a renda gerada pela reciclagem, o projeto já doou para a cidade dezoito câmeras de monitoramento por circuito fechado de TV, equipamentos para a brigada militar, polícia civil, e corpo de bombeiros voluntários; instalação da rede de oxigênio de um hospital em Três Coroas, e ainda, a produção da horta orgânica do Sindicato é destinada a escolas, creches e hospitais da cidade e região.
Outra importante ação do projeto Amanhã Mais Feliz é o criadouro conservacionista. Licenciado pelo Ibama, este mini zoo acolhe animais silvestres vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações de combate ao tráfico de animais. O criadouro já abriga várias espécies de animais como arara-azul, jacutinga, sábia-una, tamanduá mirim, jaguatirica e o jacaré-do-papo-amarelo.
Produção Consciente Igual Amanhã Mais Feliz. Uma iniciativa sustentável das empresas calçadistas de Três Coroas que, mais do que preservar a natureza, mostram, através de atitudes como esta, a importância da consciência ecológica para toda a comunidade.






Agradecemos à Gabriela Tellini por mandar a pauta da postagem!

Sugestão: Se você quer que publiquemos sobre alguma ONG ou alguma entidade de ajuda aos animais, mande um e-mail para gente com a pauta do post ou deixe um comentário, será um prazer publicá-lo aqui no blog!

9 comentários:

Igor Nascimento disse...

Olá, sou do Ciência dos Insetos, meu banner ja está disponivel no blog.

Eu até tenho uma parceira com seu blog, com o meu outro blog Discovery Blog

Aguardo respostas

Anônimo disse...

meu amigo ja tenho o banner

Esta disponivel no blog

obrigado pela parceria

tero meu banner no seu blog será muito gratificante.

Anônimo disse...

Formigueiross.blogspot.com

Animal em Risco disse...

Olá Igor, obrigado pelas parcerias! Seu novo banner já está adicionado!

Sucesso amigo!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Animal em Risco disse...

Adicionarei imediatamente o banner, Thiago!
Obrigado pela parceria, sempre é bom contar com novos blogs para podermos ajudar uns aos outros!

Sucesso amigo!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Nascimento disse...

Seu banner já está adicionado.

abraços

CS Empreendimentos Digitais disse...

oi!
tá rolando promoção no blog! passa lá e participa:
http://bit.ly/gTyRu8

bjs
cintia
~preservblog~

Dan disse...

O Mídia e Ecologia.com tem a honra de presentear o seu blogue com mais um belíssimo selo. Acesse Natal com Selo para poder visualiza-lo, e não esqueça de seguir as regras contidas no artigo em que ele está.