Suricata

Nome Popular: Suricata, ou, suricate, ou suricato

Nome científico: Suricata suricatta
Onde vive: África do Sul, Namíbia, Botsuana, Angola sul-ocidental
Tamanho: Corpo, 26-28cm; cauda é 22cm. Os dois sexos têm aproximadamente o mesmo peso
Quanto pesa: 0,6-1 kg
Filhotes por gestação: 11 semanas de gestação (73 a 77 dias aproximadamente), nascendo em média de 2 a 5 filhotes ; 2 ou 3 ninhadas no ano





Status Gerais:


Também chamado de sentinela, esses bichinhos em grupos de laços afetuosos, vivendo como uma grande família. Eles gostam de aproveitar os momentos de tranquilidade juntos, tanto no inverno, quanto no verão, principalmente de manhã e no entardecer. As suricatas podem ficar sossegadas, por que sempre há um deles em pé, sobre as patas traseiras, observando quase sempre em cima de um cupinzeiro ou algo pouco mais alto e esperando quaisquer sinais de perigo para os companheiros. Quando a sentinela avista perigo, como uma águia ou algo assim, ele dá o aviso, para que os outros fujam e se escondam nas tocas, ou buracos, criados por eles próprios.
A alimentação básica deles são os seguintes insetos:


  • Gafanhotos
  • Cupins
  • Dípteros (é uma ordem de insetos, que tem a caracteristica do tamanho reduzido das asas traseiras e pela qual sobressai das asas dianteiras)
  • Lepidópteros (entre algumas famílias de borboletas, são insetos que têm escamas minúsculas pelo corpo e asas, dando múltiplos padrões de coloração)
  • Coleópteros ( ordem de insetos, que incluem besouros e gorgulhos, a principal característica são as asas anteriores duras )
Mas, mantém praticamente a mesma alimentação, ou seja, os mesmos insetos e aproximadamente as mesmas quantidades

<<span class=<<span class=

Raramente uma suricata come repteis e pequenos vertebrados, no entanto gosta de comer tarântulas e aranhas que vivem em seu habitat
Quando a ela encontra, graças ao seu olfato, uma larva enterrada no chão ela cava, com suas longas garras em cada um dos seus quatro dedos. Estas são as mais desenvolvidas nos membros anteriores (chegando a 15mm) que nas patas anteriores (8mm). A parte anterior é a glabra até os pulsos ou seus pulsos ou seus tornozelos. Nas patas, que medem 3 X 2 cm, as pontas dos dedos, as garras e a almofada plantar se encontram separa


Olhando para uma cobra, como por exemplo uma naja, as suricatas agrupam-se com dorso arqueado e a cauda espetada. Não a dão chance, matam-na o mais breve o possível, mas não a comem, pois para eles é mais importante a segurança que aquele cadáver dá do que o perigo representado quando viva.

As suricatas vivem tocas um tanto complexas, mas no entanto organizadas, parte dela se divide para o "banheiro", para a sentinela, que uvem lá de baixo quando o inimigo passa do lugar de risco para eles, e, outras câmaras que deixam a toca muito funda. A toca não tem uma entrada só, há várias, das quais eles se enfiam para escapar de predadores.Durante a estação quente, o convite para o acasalamento pode ser feito tanto pelas fêmeas quanto pelos machos.


Os filhotes nascem após 11 semas do acasalamento. A fêmea pode dar à luz a uma média de três filhotes. Todos os adultos formam como se fosse um grupo, para ajudar na segurança das crias, mas não a genitora. Ela fica longe naturalmente, para poder se alimentar e ter energia para amamentar o filhote. Não é a mãe quem traz à cria a primeira presa, são as outras suricatas, caçam e matam e dão aos pequenos, assim que eles completem a terceira semana de sua vida.
Bem escodidas de ataques súbitos, os filhotes aprendem rapidamente como se aquecer no sol e mostram bastante curiosidade, uma característica da espécie.

Zebra

Nome Popular: Zebra
Nome científico: Equus burchelli
Onde vive: Nas savanas da África
Tamanho: Comprimento é de 2,4cm
Quanto pesa: 250 a 320kg
Filhotes por gestação: 360 dias de gestação, nascendo uma só cria, raríssimos os partos múltiplos












Status Gerais:

Com exceção da sub-espécie: Zebra das Montanhas

A zebra é um dos poucos eqüídeos, de listas brancas e pretas em seu corpo, esse pequeno "cavalo" é um dos poucos dos originários da América que sobreviveram.
Ela pode nadar, embora não seja uma atividade da qual ela goste, para atravessar um rio, é necessário um motivo importante. Manter a cabeça
acima da superfície da água, é uma posição que incomoda esses animais. Os motivos que podem fazer uma manada de zebras atravessar um lago, pode ser um pasto verdejante no outro lado, o que poderia fazer uma manada inteira atravessar um lago, ou um rio, de grandes dimensões. Para um macho que vê uma fêmea na outra margem, não teme atravessar o curso da água.
Para se livrar de insetos e parasitas, elas se jogam na terra, rolando de um lado para o outro, e assim que uma começa a fazer tais movimentos, juntam-se outros membros para imitá-la também, pois são animais extremamente sociais. Todos os equídeos rolam em chão poeirento para se livrar de insetos indesejáveis.
Embora não pareça, cada zebra tem um padrão diferente de listras. Assim como a impressão digital dos humanos, cada um dos animais têm um padrão próprio de listras que se diferem uma das outras de suas colegas. Esses padrões servem não só para os cientistas, mas provavelmente, também para as zebras se reconhecerem entre si. Elas se reconhecem também por relinches, zurros e odores.
Quando um filhote é recém-nascido, ele mal aguenta o peso do próprio corpo sobre as patas. A mãe dele, o lambe para retira-lo de dentro do invólucro que abriu assim que nasceu, mas, ainda assim, ficou por cima de parte de seu corpo.
A aprendizagem dos potros é interessante, uma das coisas da qual eles aprendem é que, quando ainda pequenos é seguir sua mãe, segui-la cegamente, em qualquer lugar onde ela os leve, esta é uma das lições mais importantes que o filhote deve aprender logo após os primeiros meses de vida. O macho também zela pela cria, como quando ela se perde, o próprio vai atrás dela. A fêmea é quem a amamenta até o sexto ou sétimo mês de vida.
Os cascos são as armas das zebras, tanto pelas bordas cortantes, quanto a força dos temíveis coices. Quando os machos brigam, eles tentam sempre proteger as patas das mordidas de seus oponentes, mas quando eles brigam a valer, as mordidas podem ser sérias e acabar por fazer ferimentos graves. No entanto, na maioria das vezes as supostas lutas são apenas simulações. Enquanto para outros animais, o vencedor da luta é aquele que demonstra maior força e brutalidade, para as zebras, o vencedor é aquele que mostra ser mais ágil que o seu oponente, podendo mudar a direção repentinamente, para depois voltar a sua posição de ataque.
A alimentação da zebra baseia-se em pastar, mas, mesmo quando pastando, ainda assim é perigoso que predadores os surpreendam em ataques, então enquanto pastam se mantêm sempre atentos, para não serem pegados em ataques surpresas. Para ajudar na observação do terreno eles sempre procuram pastar em campos abertos, com a família por perto.
As zebras bebem água pelo menos uma vez a cada dia, ainda assim, têm de tomar cuidado com possíveis crocodilos que os espreitam p
erto das margens onde elas se aproximam para matar a sede.
Atualmente existe aproximadamente 300.000 zebras na África com a maior parte concentrada na Tanzânia e no Quênia, onde reservas e parques nacionais de vasto porte permite que as zebras possam fazer a migração de cada ano.
As zebras, normalmente, não são encontradas em fazendas ou sítios porque é necessário um espaço muito grande e são animais de difícil domesticação, por isso são capturadas unicamente para estudo e tratamento, logo após são soltas pelos cientistas no habitat natural dessa espécie.

CuRiOsIdAdEs:
Uma zebra, imóvel, quando suas semelhantes a cheiram e dão-lhe mordiscadas, e ela aceita, esse comportamento mostra que, provavelmente, são da mesma família.