Crocodilo de Água Salgada


Nome Popular: Crocodilo de Água Salgada ou Crocodilo Poroso
Nome científico: Crocodylus porosus
Onde vive: Estes répteis gigantes vivem um pouco por todo o Norte da Austrália e ainda no Bangladesh, Brunei, Myanmar, Burma, Camboja, China, Índia, Ilhas Andaman, Indónesia, Malásia, Palau, Ilhas Carolina, Papua, Nova Guiné, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Ilhas Salomão, Tailândia, Vanuatu e também nas Ilhas Banks.
Tamanho: Até 7 m
Peso: Geralmente 1 ton
Filhotes por gestação: Cerca de 40 a 60 ovos

Status Gerais
Pouco Preocupante



Protegido














Por haverem vários relatos de ataques há humanos, essa espécie gigante chegou à beira da extinção em muitos lugares, onde os humanos os caçaram por várias décadas, mas, no entanto, uma lei feita por volta dos anos 70 pelo governo australiano, proibiu a caça desse animal, por isso, hoje já é possível encontrar desses animais vivendo em seu habitat no norte australiano, em até algumas áreas que até não tinham habitado antes, de forma que agora eles "dividam" o território com os humanos.

Esses répteis, não atacam simplesmente por serem maus. O instinto de ataque vem de milhares de anos, pois os crocodilos viveram na época dos dinossauros, e são um dos poucos animais que mantém a maioria dos traços desde aquela época longínqua. Quando qualquer animal se aproxima de um lago, sendo o animal uma cabeça de gado, um cão, um canguru, ou até mesmo um humano, este dá a chance para um ataque, e quando isso ocorre, é puramente o instinto de milhões de anos se manifestando. Algo que deveríamos ao menos respeitar. Nenhum dos bichos selvagens morde simplesmente por morder, isso implica em uma série de situações, que sempre ocorrem quando é invadido o seu território. Mas, as suas refeições naturais, das quais as que mais gostam são peixes, tartarugas, búfalos, cobras e pássaros, à esses ataca com voracidade.

No entanto, esses crocodilos australianos ficam mais agressivos durante a época de acasalamento, que é quando os machos escolhem um território e o defendem ferozmente de intrusos. Apenas as fêmeas entram nesses territórios, pois os machos as atraem com uma série de sons, isso ocorre entre Março e Novembro, as estações mais úmidas. O ninho é construído em terra, com lama, folhas e ramos.

Assim como os seus primos, os Crocodilos do Nilo, o sexo dos filhotes é definido de acordo com a temperatura externa do ovo. Os machos são formados com a temperatura média de 30°C, mas se variar muito a temperatura, então a maioria serão fêmeas.

Os crocodilos são animais de sangue frio, ou seja, durante um período do tempo é necessário que fiquem diretamente exposto ao sol para regular a temperatura do sangue, isso é chamado de termorregulação. A diferença mais visível entre crocodilos e jacarés é que o quarto dente da mandíbula do crocodilo fica exposto, mesmo quando está de boca fechada

Ao contrário do que muitos pensam, crocodilos têm língua, mas ela é completamente presa dentro da boca. Isso ajuda na hora de um ataque, pois, como a língua não sai da boca, é impossível que ele a morda e arranque um pedaço durante o ataque. A língua também é útil para que ele possa abrir a boca debaixo da água, pois nessa hora, a língua levantada e fecha garganta, de modo que não entre água em suas vias respiratórias.

Foto(s) restirada (s) do(s) website(s):

3 comentários:

aprendacomanet disse...

Olá
Deixei Selos de Presente em meu Blog para vocês!
http://aprendacomanet.blogspot.com/p/selos.html
Parabéns pelo ótimo Blog.
Com carinho
Ivete

Kiki K. disse...

Esse crocodilo é majestoso, creio que sejam um dos animais mais fortes literalmente e de outras formas e ágeis que existem.
Muito interessante, e preocupante realmente para outros animais já que eles praticamente são os predadores master mesmo da cadeia no habitat :"D
Haha, abraços!

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
Obs: Me tornei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/