Boi Almiscarado


Nome Popular: Boi Almiscarado
Nome científico: Ovibos moschatus
Onde vive: Nativo das regiões árticas do Canadá, Alaska e Gronelândia, e introduzido na Ilha Banks, Suécia, Dovre, Russia e Ilha Ellesmere
Tamanho: 2,30 m de comprimento e 1,40 m de altura
Peso: 320 a 400 kg
Filhotes por gestação: Nascendo apenas um bezerro, a gestação dura de 8 a 9 meses








Status Gerais

Protegido


















Este grande animal possui pêlo marrom escuro comprido, e sob essa camada de pêlos há outra de lã, isto porque ele habita regiões muito frias e precisa de uma proteção extra. Esta pelagem espessa e comprida também protege o animal de insetos que costumam aparecer no verão, formando uma espécie de barreria entre sua pele e os mosquitos. Todos os indivíduos desta espécie tem chifres, os chifres dos mais velhos podem chegar a 60 cm, enquanto que os dos mais jovens são menores. São importantes armas de combate quando ameaçados. Apesar deste animal se chamar Boi-Almiscarado, ele faz parte de um grupo de ungulados próximo de uma ovelha doméstica e cabrito montês.

Este animal, em épocas passadas fora muito caçado, beirando a extinção, - os esquimós usam seu pêlo para fazer roupas -, mas com a proibição da caça, a população aumentou novamente e, atualmente, está estabilizada.

Estes herbívoros de grande porte vivem em um ambiente que tem uma curta temporada da qual as plantas crescem, e longos invernos, onde a comida é escassa e varia muito conforme a cobertura de neve, pois cavam a neve para conseguir seu alimento. Comem especialmente juncos e gramíneas.

Vivem em grupos com idades e sexos misturados na maior parte do tempo, porém na época de acasalamento, um macho domina o grupo expulsando os outros machos da região, deste modo formam-se grupos menores de machos jovens e "solteiros" ou viajam sozinhos. Geralmente vivem em rebanhos com cerca de 20 animais. Durante o verão eles ficam próximo a lugares com água e vales, porém no inverno procuram evitar a neve profunda, indo para lugares altos. Nesta época todos os machos ficam muito agressivos. Também durante este período, os machos liberam um odor característico de almíscar, daí seu nome.


A gestações das crias duram por volta de oito a nove meses, nascendo um único filhote que desmama com um ano, mesmo podendo comer gramas desde pequeno. Quando um rebanho é atacado, eles formam um círculo em volta dos filhotes com o objetivo de protegê-lo, como fazem os búfalos.Na natureza os principais predadores são lobos e o ursos e sua expectativa de vida é cerca de 25 anos.

Esta espécie incrível é um sobrevivente da Era Pleistocenica, a mesma Era em que viveram diversos mamíferos famosos extintos como o mamute, a preguiça gigante e o tigre-dente-de-sabre. Um lado importante da pesquisa que podemos ter com esses animais é saber o que fez com que eles sobrevivessem às mudanças climáticas para possíveis adaptações à outras espécies que hoje estão em vias de extinção, conforme Ultimo Segundo.

Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):

2 comentários:

Bruno Reis disse...

Muito boa está postagem...não sabia q existia este tipo de boi...gostei muito...

Estou com um blog novo se puder retribuir minha visita agradeço ...
estou te seguindo se puder me seguir ficarei muito grato..

http://brunofaunaeflora.blogspot.com.br/

Muito Obrigado

Animal em Risco disse...

Olá, muitíssimo obrigado, este é um belo e robusto animal! Temos o prazer de ainda vê-lo nos dias de hoje, já que vive desde outras Eras!

Vi o seu blog, ele é muito bom! Gostei muito da parte de flora. Estarei visitando-o outras vezes com certeza! Estou te seguindo! Parabéns pelo trabalho, se precisar de algo, estou aqui!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!
animalemrisco.blogspot.com