Chita ou Guepardo


Nome Popular: Guepardo ou Chita
Nome científico: Aciononyx jubatus
Onde vive: na África
Tamanho: Mede no máximo 1,5 m
Peso: 28 a 65 kg
Filhotes por gestação: de 1 a 5 por gestação








Status Gerais:














Este formidável predador de patas compridas e olhar triste é o mais veloz todos os mamíferos. Parentesco do leopardo, persegue habitualmente as suas presas através da savana. Apesar de no século XVI, o imperador da Índia, o grão-mogol Akbar, possuir uns 9.000 chitas adestrados para a caça, nos dias de hoje esta espécie está se tornando cada vez mais rara e praticamente só sobrevive no continente africano.
As patas, o corpo e a cauda da chita são esguios e longos e o tórax cavado, fazendo com qual ele seja um excelente corredor, podendo atingir uma velocidade de 115 Km/h, tanto na savana como no deserto.
As dimensões do seu coração, pulmões e glândulas supra-renais facilitam no arranque inicial, quando salta à frente, enquanto a capacidade respiratória permite uma boa circulação sanguínea durante as súbitas perseguições. As vias respiratórias dos guepardos são mais amplas do que as dos outros Felídeos, característica que foi aperfeiçoando aos longos dos tempos, mas, assim dando prejuízo a outras partes de seu organismo, como no crânio a raiz dos caninos superiores foi "desativada" (se assim podemos dizer), para a melhoria do desenvolvimento.


Curiosidade: Como uma mola, o guepardo se atira em direção à presa na savana. Este Felídeo parece voar por sobre o solo e consegue alcançar uma velocidade de 100 Km/h em pouquíssimos segundos.

A chita é menor e tem patas bem mais curtas do que as dos cavalos podendo assim, ele atinge a uma velocidade bem maior que à deste por sua coluna vertebral bem mais flexível.
Quando o cavalo arranca, esta fica praticamente rígida, ao passo que a do guepardo se distende como uma mola: quando o corpo se projeta para frente em todo seu comprimento, o dorso faz-se côncavo; depois, arqueia-se, ficando convexo, quando as patas se juntam. Isto faz que as patas posteriores se desloquem consideravelmente para frente a cada passada. Um cavalo a galope só levanta as patas do solo quando estas se aproximam ao passo que a chita as ergue, mesmo quando estão esticadas. Os dois animais possuem uma passada que cobre a mesma distância. Ou seja, 6-8 min, mas o guepardo completa o movimento em 0,28 seg, em vez de levar 0,44 seg, como o cavalo.

Outrora muito apreciado como abatedor durante as caçadas, o guepardo passou por sua vez, se tornar presa do homem, que interessa à ele somente sua pele. Atualmente,este seu velho perseguidor pretende transformar-se em protetor da espécie, mas talvez, seja muito tarde para salvá-lo da extinção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente um semblante triste! Animal fenomenal! Assistir a alguns vídeos e sua velocidade incrível mesmo! Todos esses animais merecem viver em paz! Todos eles...sem exceção alguma!