Onça Pintada

Nome Popular: Onça-Pintada.
Nome científico: Panthera Onca
Onde vive: América do Norte, Central e do Sul. Vive principalmente em matas densas, florestas tropicais e campos.
Tamanho: Mede 1,8 m
Peso: até 100 Kg (macho).
Filhotes por getsação: Gestação de aproximadamente 100 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes.




Status Gerais:

















A Onça-Pintada é o equivalente americano leopardo do Mundo Velho, ao qual alias, é muito parecido. O seu território estendia-se do Estados Unidos até o Norte da Argentina, o que comprova as suas notáveis capacidades de adaptação. No Novo Mundo, só o Puma ou Suçuarana se distribui por zona mais vasta, mas apenas em latitude.
A onça, assim como o tigre, caça preparando ciladas às suas presas. Consegue abater animais de 2-3 vezes maior que ela mesma, mas normalmente suas caças são menores que isso. Esses incríveis felinos, conseguem adaptar-se a alimentação disponível e mudam de zona de caça no fim de alguns dias; porque em outra regiões as suas presas estão desprevenidas de seu ataque, do que aonde caçava, pois os animais aí, estão mais desconfiados.
É difícil observar uma onça, mas é mais fácil ouvi-las. Podemos usar vários temas para descrever seu chamamento, como: rosnar, miar, uivar, grunhir. A sua voz lembra uma toce rouca e se assemelha-se ao som de quando se será uma madeira. Desconhece-se o significado real de cada tipo de chamamento, mas seu grito aos arrancos e combinado com sua respiração esta provavelmente ligado à posse de território, e, miados fazem parte do seu comportamento sexual.
Esses felinos parecem escolher determinadas árvores para demarcar seu território. O tamanho escolhido varia muito do número de presas, se há uma quantidade de presas considerável, seu território será concentrado em um espaço relativamente pequeno em relação ao de outros de sua espécie onde há muito mais presas, porque não há motivo para um território grande se em um espaço menor já tem o que você precisa para sua sobrevivência. A onça é uma predadora solitária, para achar seu alimento, persegue um bando sem perder de vista os integrantes do bando, ou vagueia se território em busca de um animal para o abater.
Oficialmente, as onças são protegidas em todos os países onde se encontraram, mas é impossível fazer que todos os regulamentos sejam respeitados. Várias regiões florestais são desbravadas e, os arredores dos acampamentos, caçadores proficionais, encarregados de conseguir alimento para os operários, capturam as mesmas presas visadas pelas onça. É por isso que estas acabam atacando animais domésticos. Nessas condições são frequentes as transagreções à preservação das onças, e isso contribui num processo que acaba levando à extinção quer dos espaços naturais, quer das espécies selvagens que ali deviam habitar.
O comércio das peles de onça e de jaguatirica foi florescente até finais dos anos de 1960. Depois, foi proibido e aparentemente tal interdição tem sido respeitada. Apesar disso, nas fronteiras alemãs, depois de 1968, já foram apreendidas 60.000 ples de outras espécies. Estas provinham do centrop da América do Sul. A procura, por tanto, ainda não acabou. Desde maracajás, margaís e gatos-tigres passaram a ser protegidos, foram substituidos pelas peles dos gatos-dos-pampas e gatos-monteses.

C u R i O s I d A d E s:


A onça-pintada é o único grande felino que não ruge juntamente com o guepardo. Simulações bio-mecânicas mostraram que a mordida da onça é bem mais potente dentre todos os felinos, superando a do tigre.

Nenhum comentário: