Leopardo das Neves


Nome Popular: Leopardo das Neves
Nome científico: Uncia uncia
Onde vive: Devido a vasta extensão em que se encontra, o leopardo-das-neves possui vários habitats, sendo encontrado em terrenos áridos e semi-áridos, savanas, estepes, em montanhas, florestas de coníferas e florestas densas. Apesar da diversidade de habitat, é encontrado geralmente em elevações entre 3000 e 4500 m, as vezes acima de 5500 m no Himalaia.
Tamanho: Cerca de 1,3m
Peso: Até 55 Kg (o macho)
Filhotes por gestação: Cerca de 90 dias; três filhotes por ninhada



Status Gerais:








Protegido






O leopardo das neves é um animal que vive em altitudes desde a Ásia, geralmente no Tibete, Nepal, Índia, Paquistão, Himalaia e o Monte Everst, todos os lugares de grande altitude e de difícil acesso. Esses felinos raramente são vistos por humanos, por isso não se sabe muito sobre eles.
Seus pêlos formam um padrão, que dentre todos os felinos é um dos mais belos. Sua pelagem é usada por ele para que possa se aquecer em meio todo o frio da neve. Serve também para que se possa camuflar na neve, e caçar suas presas por emboscada.
Ele se alimente principalmente de aves, roedores como as lebres e as marmotas que por lá vivem, e, também, mamíferos de porte pequeno, como o carneiro selvagem. Todos os felinos dessa espécie possui um grande território, do qual vivem as presas que ele caça, por isso está sempre buscado algo para poder se alimentar.
O leopardo das neves é muito caçado, pois seus ossos e alguns de seus órgãos são usados na medicina do lugar em que esses animal habita, as pessoas dizem que algumas partes do seu corpo ajudam em alguns remédios. Além dessa utilidade, usam as peles para fazerem casacos de luxo, pois seu as cores e as rosetas do seu corpo formam um belo padrão, muito cobiçado pelas pes
Esses pequenos felinos estão espalhados pelas montanhas da Ásia Central, lugar conhecido como O Telhado do Mundo, não se sabe quanto é a população desse animal, nem valor aproximado, mas, eles sabem que esses animais estão ameaçados por tantas mortes deles que acontecem para colocar suas partes em remédios para a venda. Como naturalmente ele vive acima de 3000m, mas no verão ele sobe para 5000m.
Os leopardos das neves são caçadores oportunistas, podem caçar desde de o Yak, uma animal que pesa mais de 200kg, até um veado almiscarado, que pesa só até 10kg. Podem predar, também, aves, como o Faisão, ou outros animais como Marmotas,  Panda Vermelho, Carneiro ou Cabra selvagem, Coelhos da Neve e ainda outros que vivem em regiões montanhosas. Trata-se de um animal pouco estudado, pois seus hábitos são muito reservados, poucos exemplares, distribuição distribuída em muitos lugares e habitat de difícil acesso para o homem. São animais que medem, de cabeça e corpo até 1,30m e a cauda que chega a 1m.
A cor de sua pelagem pode ir desde o cinza mais claro até o cinza escuro, com partes, como a barriga praticamente brancas. Todo seu corpo é recoberto por rosetas e manchas. A cabeça é relativamente pequena e o pêlo é bem longo. Os filhotes (em méida podendo ter 3), normalmente nascem em abrigos, em meio os buracos das rochas, após o período de gestação de até 103 dias. Ao nascer pesam aproximadamente 450g e abrem seus olhos após o sétimo dia de vida. Começam a ingerir alimento sólido aos 3 meses de idade.


Para que ele não afunde na neve, ele tem patas muito peludas e relativamente grande, que permitem que o felino se desloque com facilidade onde está coberto por neve.
O leopardo das neves é um exelente predador, nas montanhas, ele chega a dar saltos de 15 metros, o que é um "recorde" entre os felinos.
Em 1971, a Federação Internacional de Peles proibiu seus membros de negociarem a pele do felino, mas ignoram a essa proibição, que seria a salvação da espécie.
Em 1975 tinha aproximadamente 140 leopardos em zoologicos, um terço dos quais nascidos em cativeiro.

6 comentários:

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Allan,

parabéns pelo belo trabalho que o animal em risco faz.
Sem dúvidas,iniciativas como essa,são muito importantes para à preservação dos nossos animais...

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

Igor Nascimento disse...

Olá Alan, excelente blog! Parabéns. Importante iniciativa.
Sou do blog Ciência dos Insetos, eu ainda não tenho banner, mas assim que tiver eu coloco no blog.
Eu até já tenho uma parceria com seu blog, tenho outro blog, o Discovery World Blog.

abraços

Mica .vai.la disse...

Aceito sim parceria! Seu blog está muito bom. Desculpe a demora já adicionei teu banner, só adicionar o meu.
valeu..
http://www.mhp-bio.blogspot.com

Mica

U.R disse...

Olá, achei o seu Blog muito bom, bastante interativo e com ótimas informação, também tenho um Blog e ficaria muito grato em trocar-mos informações como seguidores, acesse: worldnovus.blogspot.com
Obrigado.

Giovana Reis disse...

nossa mito mara esse leopardo Allan
sem duvida o melhor do blog,muito lindo
+ é incrivel q mesmo ele vivendo tão afastado das pessoa eles consigam estar ameaçados... isso mostra como a humanidade anda + eu acredito q um dia todo mundo vai parar pra pensar melhor nisso
+ eu amei
bjs:giih

Unknown disse...

muito legal