Coruja das Neves

Coruja das Neves
Nome Popular: Coruja das Neves
Nome científico: Nyctea scandiacus
Onde vive: Habita na tundra, como no norte dos EUA, Canadá, Alasca, Eurásia e no Ártico, mas são aves migratórias, por isso no inverno, podem ir para o Golfo do México, Russia, China até o Caribe
Tamanho: Média de 65cm, com uma envergadura de até 1,5m
Peso: Dependendo da quantidade de alimento disponível, até 3 kg
Filhotes por gestação: Bota de 6 até 12 ovos, sempre por volta do mês de junho



Status Gerais:





















A Coruja do Ártico, ou Coruja das Neves, ela tem essa plumagem branca para poder se camuflar nas neves do lugar onde habita e assim ter maiores chances de ter sua refeição. Ao contrário da Águia, não costuma atingir alturas tão elevadas. A principal diferença entre machos e fêmeas é que o macho, quando adulto, tem as penas muito brancas, enquanto as fêmeas são ligeiramente mais escuras, para que, quando estiver fazendo um ninho no solo, possa se camuflar melhor. As Corujas do Ártico têm manchas escuras no abdome quando ainda não são adultas.
Ao contrario das outras espécies de corujas, essa é acostumada com o brilho branco intenso da neve, portanto pode caçar a qualquer hora, mesmo se for de dia.
As plumas dessa ave têm que ser espessas, para que ela possa suportar o frio da parte norte do planeta. Essa ave migra por toda a parte norte do planeta, mas migra para ter uma chance maior de pegar seu alimento e quase sempre deixa para migrar por volta da época do inverno, fazendo com que não tenha uma diferença térmica grande demais para ser suportada.
As corujas são carnívoras, por isso seu bico é forte, grande e afiado, para poder matar as presas e tirar seu revestimento externo (pêlos, penas, peles, entre outros), mas o da Coruja do Ártico quase sempre encoberta pelas plumas brancas que acabam por encobrir o tamanho do bico preto que elas possuem.
Um dos pontos mais interessantes das corujas é que, a aerodinâmica das asas lhes permitem voar sem fazer barulhos, o  que poderia estragar sua camuflagem e dar mais chances para que suas presas fujam. Suas principais presas se consistem em emingues, ratazanas, mas também comem coelhos, ratos, ratos almiscarados, lebres, marmotas, esquilos, touperas, outras aves, peixes, as vezes carniça, quando suas presas começam a ficar mais escassas. Após engolir pedaços inteiros da presa ela regurgita as bolotas, que são os ossos e as peles que não servem para se nutrirem. Sempre procuram pontos elevados para pousar, isso ajuda para ver se não há predadores por perto ou presas.
Normalmente essas aves são muito tímidas e quase não fazem barulho, mas na época do acasalamento, os pares escolhem seus territórios e afastam os outros pares por meio de guinchos. O comportamento manso da ave acaba nessa época, ela fica muito agressiva se sentir-se ameaçada. A época de acasalar-se começa no mês de maio e quase sempre o macho se exibe em seus vôos e oferta uma presa morta à fêmea. O número de ovos varia de acordo com o número de lemingues da região, pois são sua principal presa, a fêmea pode botar até 12 ovos, elas voam depois de um mês e meio após eclodirem dos ovos.

6 comentários:

Anônimo disse...

legal gostei achei o que prescisava!!!!
obrigada vcs me salvram!!!

Animal em Risco disse...

Somos nós quem agradecemos pelo seu comentário, é um prazer mostrar as informações sobre animais especiais como este!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

DIEGO DRUMOND CASTELANY disse...

gostei muito desse blog mais as corujas das neves não podem viver no brasil meus pais moram no canada e vão trazer uma de presente será que ela vai viver aki sou louco por uma ja ate tenho criação de ratos para alimentalas peixes etc...
AGUARDO RESPOSTAS
BJS
OBRIGADO!!!

Anônimo disse...

as corujas das neves podem viver no brasil vo ganhar uma meus pais estão no canada e vão trazer uma pra mim de aniversario so gostaria de saber isso
obrigado
otimo blog
ABRAÇO

AGUARDANDO RESPOSTAS

Animal em Risco disse...

Caso tenha verificado que a coruja das neves pode viver no Brasil, há uma séries de fatores que devem ser levados em consideração antes de obter a sua, como por exemplo o fato de viverem num lugar muito frio, classificado como um clima polar, com temperaturas abaixo de zero em quase todo o ano, creio que será difícil mantê-la aqui, sendo necessário preparar um ambiente adequado em relação ao clima e ao tamanho.
Além de costumes de animais selvagens, nem sempre se habituam facilmente a um ambiente domestico, como por exemplo com seus costumes de caças, reprodução e interação com outros membros da sua espécie.
Apenas lembrando, durante a época de reprodução (por volta do mês de maio) esta ave pode se tornar agressiva caso ela se sinta ameaçada.
Não deixe de comunicar o resultado da aquisição da sua nova coruja, estaremos ansiosos para te ajudar, caso precise, e até mesmo publicar a sua história no nosso blog, se for de seu interesse! Estamos à disposição!

Um excelente fim de semana!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Anônimo disse...

Eu amo corujas e a coruja das neves em especial, a acho a mais bonita das corujas, em parte por eu ser Potterhead, fã de Harry Potter e ele ter uma coruja das neves;
Mas voltando as corujas, minha professora passou um trabalho e eu fiquei com o tema aves, era para escolher três espécies, escolhi essa coruja, o corvo do Havaí e a arara Ipiranga.
Adorei o post!