Ocapi

Ocapi
Nome Popular: Ocapi
Nome científico: Okapia johnstoni
Onde vive: São encontrados nas florestas tropicais de Zaire nas altitudes entre 500 e 1 000m.
Tamanho: Comprimento de 2 a 2,5m e altura de 1,5 a 2 metros
Peso: De 200 a 300kg
Filhotes por gestação: Com a gestação de 14 meses nascendo apenas uma cria.




Status Gerais
Quase Ameaçado


Protegido
O Ocapi é uma espécie totalmente
 protegida pelo direito do Congo












O Ocapi é um animal que possui cascos, com semelhanças a girafa, embora o pescoço curto, os machos possuem dois cornos na cabeça cobertos de pele, o que não ocorre nas fêmeas. Suas patas dianteiras e traseiras são zebradas, e no resto do corpo predomina o castanho avermelhado, menos na cabeça que é esbranquiçada.
Ambos, machos e fêmeas, possuem glândulas interdigitais nas suas patas dianteiras
Esse animal é muito tímido, por isso só foi descoberto por volta de 1900, por um explorador inglês que tinha um bom contato com os pigmeus. A descrição dessa espécie só ficou conhecida por volta de 1917 quando um zoológico norte-americano capturou um deles e expôs ao público. Atualmente já pode ser encontrado em diversos zoológicos, mas continua sendo pouco conhecido por pesquisadores da vida animal. Em cativeiro gostam de comer legumes, se afeiçoam aos seus tratadores e vivem em média 30 anos, já na natureza apenas uns 20.
É um ruminante e sua alimentação natural inclui  gramíneas, ervas, folhas, frutas, brotos, samambaias, fungos, bagas, etc. É um animal com uma língua de 30 cm (aproximadamente), que além de colher os alimentos, servem para limpar as próprias pálbebras e orelhas com ela!
A reprodução ocorre geralmente o ano todo, em especial nos meses de maio e junho, e nos meses de novembro e dezembro, nascendo um filhote só, após uns 14 meses de gestação. Esse ciclo entre uma geração e outra dura cerca de dois anos.
Durante o cortejo que dura mais do que um mês, o macho acompanha a fêmea, seguindo seus grunhidos e as marcas da sua urina. Quando machos se encontram, em especial na época do cio, são bastante agressivos tendo uma briga com batidas de pescoços e chifradas, como as que as girafas fazem.
Os filhotes emitem sons para manter o contanto com sua mãe, e receberam seus cuidados até os próximos 6 meses. Ele será amamentado por volta de até os 10 meses de idade.
Seu predador natural, em especial aos filhotes, é o leopardo, mas caçadores também o procuram em meio as florestas para os matarem. O Ocapi usa a mesma tática das zebras com a camuflagem, usando as listras para enganar e escapar de seus predadores. As listras são usados para confundir seu perfil entre a vegetação rasteira.
Estimam que exista cerca de 6500 desses animais numa área de 13 100km² em reserva. No mundo todo existem cerca de 35000 a 50000 animais.

2 comentários:

Vítor Ximenes disse...

Mito bom este blog! Principalmente poque eu adoro animais! Vou colocar este blog, na minha lista de blogs (no meu blog Saiba mais com Vítor : vitorximenes.blogspot.com; ele também fala sobre animais, plantas, vegetações, lendas folclóricas e muito mais!). Parabéns! E o Ocapi é "primo" da girafa!

Animal em Risco disse...

Puxa, muito obrigado, já adicionei você também numa lista, gostei muito do seu blog também! Muito obrigado por seu comentário!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!