Hipopótamo


Nome Popular: Hipopótamo comum
Nome científico: Hippopotamus amphibius
Onde vive: São encontrados em rios e pântanos na Africa, especialmente nos lugares mais úmidos
Tamanho: Até 4 metros
Peso: 3500kg
Filhotes por gestação: Com uma gestação de 240 dias (8 meses), nasce apenas um filhote, raro os gêmeos


Status Gerais

















A palavra hipopótamo significa "cavalo do rio", porque os europeus que foram os primeiros que viram hipopótamos acharam que seria um bom nome por causa do seu tamanho.

Vivem em bando e, durante o dia ficam imersos na água para proteger sua grossa pele do sol forte. Esses animais saem a noite para se alimentar de plantas, geralmente da vegetação das margens do rio e, mesmo assim sempre ficam alertas; qualquer barulho fara com que o grupo volte imediatamente à segurança sub-aquática. Para se alimentar, arrancam a vegetação do chão e os lábios levam a grama até os molares onde são moídos. Os seus dentes caninos e incisivos não ajudam em nada na alimentação. A quantidade de alimento que comem não é muito grande em relação ao corpo do animal, mas por não serem muito agitados e por dormirem o dia todo sua necessidade energética acaba reduzindo a quantidade de alimento que poderiam precisar. O seu estômago tem quatro câmaras, como os das vacas e outros ruminantes, embora essa animal não rumine.

Se for necessário sair durante o dia, o seu corpo menos as orelhas, lábios e a cauda que são as únicas partes que têm alguns pelos pequenos, secreta uma substância que protege o animal do sol, para que não se queime. Muitas são as características que tornam o hipopótamo um bom nadador, entre elas suas destacam-se de suas adaptações corporais o fato de conseguirem segurar a respiração por até cinco minutos, suas narinas serem fechadas quando mergulham e membranas entre seus quatro dedos dedos. Por de ter um número par de dedos ele é classificado como um ungulado. Seu corpo tem uma pele grossa, patas fortes e curtas como a cauda. Seu focinho é largo e arredondado. Seus caninos inferiores crescem por durante toda a vida, ficando até com mais de 25 cm.

A fecundação da fêmea ocorre dentro da água, ficam submersos, mas têm de emergir a cabeça para respirar. É uma das poucas espécies de mamíferos que a cria nasce dentro da água, como os peixes-boi. O filhote nasce com um peso de 20 a 45kg e tem que nadar até a superfície para poder respirar pela primeira vez.Quando se está muito fundo para a cria nadar, muitas vezes ela fica em cima das costas da mãe enquanto ela nada. Eles também mamam embaixo da água na maioria das vezes, mas o fazem também quando a mãe está na terra. Começam a desmamar cerca de oito meses depois e quando completam um ano já comem somente a grama.

Esses animais são naturalmente agressivos, ainda mais quando os recém nascidos estão por lá. Eles defendem as crias de Crocodilos do Nilo, Leões e hienas que se arriscam a fazer ataques. São agressivos com humanos também, atacam pessoas e barcos sem nenhum tipo de provocação que se possa notar e por isso são considerados um dos animais mais perigosos e temidos da África. Costumam demarcar seu território espalhando suas fezes com a cauda e isso também aduba a terra.

Muitas vezes eles brigam por território, mas não é comum que um deles mate o oponente. Se o espaço que esses animais não for o suficiente, seja por superpopulamento, seja por devastação da área, eles tentam manter um número de crias menor, matando a maior parte das que nascem, mas isso não ocorre normalmente.

Vivem em grupos de até cerca de vinte animais, vivem as fêmeas e crias com a liderança de um macho. É interessante saber que esses animais eram sagrados para os antigos egípcios. A deusa da fertilidade, Tuéris, foi representada como um hipopótamo bípede.

O tempo médio de vida esperado para esse animal é de 40 anos, mas por invadir plantações, o comércio de suas presas e a falta de incentivo à preservação do habitat a população está em declínio (segundo a IUCN). Foi classificado como vulnerável em 2008.

Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):

Nenhum comentário: