Avestruz

Nome Popular: Avestruz
Nome científico: Struthio camelus
Onde vive: Savanas e no Sahel* da África
*Área semi árida na região central da África a sul do deserto do Sahara
Tamanho: Em média 2 m
Peso:Cerca de 90 a 130 kg
Filhotes por gestação: De 15 a 60 ovos, a gestação é de 35 a 45 dias e a incubação é de 40 a 42 dias.



Status Gerais
Pouco Preocupante
















Essa ave é a maior do mundo, tem asas atrofiadas, penas que servem como um isolante térmico. É a única que tem apenas dois dedos em cada pé, e suas pernas fortes e sem penas são muito úteis quando está em fuga, o que compensa não poder voar, chegam a uma velocidade de até 80 km/h, e dão passos de mais de 3,5 m. Essa ave faz parte da ordem dos Ratitas, assim como a ema, o emu, o casuar.

É uma ave de fácil adaptação, vivem desde as savanas até as áreas arenosas e montanhosas. Comem um pouco de tudo, grama, arbustos e pequenos vertebrados e invertebrados que possa caçar. Algumas pessoas dizem que o avestruz tem o costume de enfiar a cabeça na terra, mas não se pode comprovar isso, pois tal atitude nunca foi observada. Talvez tenha sido criado essa crença por observar à certa distância essa ave comer areia e pedras, que o fazem para ajudar a esmagar os alimentos no estômago, já que não têm dentes para mastigar sua refeição, e sendo sua cabeça de uma cor próxima à do chão em que habita criou-se esse mito.

Embora adorem banhos e os tomem constantemente, podem ficar muito tempo sem beber água sobrevivendo simplesmente com a umidade das plantas que ele comeu. Possuem uma visão aguçada e podem fugir com muita agilidade de predadores como leões, guepardos, leopardos, etc. com uma distância suficiente de garantir sua vida.

Esses animais podem ser criados com objetivo de abate, para venda de suas penas, "couro" e carne para consumo. São animais muito resistentes a doenças e se adaptam fácil ao ambiente, desde temperaturas geladas até as mais quentes. Segundo o IBAMA, espera-se que esses animais vivam de 50 a 70 anos, sendo que só dos 20 aos 30 se reproduzem.

Essas aves tem dimorfismo sexual, isto é, quando as fêmeas e os machos têm características físicas não sexuais que os tornam diferentes, neste caso podemos ver isso nos avestruzes a partir de 1 ano e meio, os machos ficam com as plumas negras e com as pontas das asas brancas, já a fêmea é cinza.

Quando está na época de reprodução e quando o clima fica extremamente seco, eles andam em grupos de até 50 indivíduos e podem viajar com zebras e antílopes. Embora sejam diurnos, podem andar em noites de luar, tendo mais atividade no começo o no fim do dia.


Nenhum comentário: