Iguana Marinha


Nome Popular: Iguana Marinha
Nome científico: Amblyrhynchus cristatus
Onde vive: Vivem em zonas rochosas em beira mar, no arquipélago das ilhas Galápagos
Tamanho: Até 1,40 m
Peso: Cerca de 4 kg
Filhotes por gestação: Entre 1 a 6 ovos que demoram até 4 meses para eclodir


Status Gerais
















Este animal é o único lagarto do mundo que tem hábitos marinhos[¹]. Ele é pecilotérmicos, (ectotérmicos), e sendo assim pode passar apenas um determinado tempo no mar gelado, depois tem que ficar exposta ao sol para poder se reaquecer. Quando está fria, ela não consegue se mexer muito bem e por isso fica vulnerável à ataques de seus predadores e isso muda seu comportamento, ela fica muito mais agressiva e ataca à qualquer um que esteja em seu alcance. Quando muito, podem mergulhar numa profundidade com mais de 15 metros e prender a respiração por 30 minutos.

Ela é herbívora, se alimenta mordiscando algas marinhas incrustadas nas rochas expostas na maré baixa, ou mergulha até o leito da costa para encontrar alimentos mais ricos (segundo I Love Répteis). Apenas as maiores iguanas mergulham para comer, pois para elas a perca de calor não tão grande e podem submergir até 25 metros, onde há mais algas e menos concorrência. As menores (que são cerca de 95% do total) esperam a maré baixa. Ou seja, de acordo a perca de calor relativa ao tamanho é que definirá o modo de alimentação de cada individuo.

A água onde mergulham é extremamente fria por causa das correntes marítimas, apesar de estar próximo à linha do equador. No mar quando se alimentam também acabam ingerindo uma quantidade de sal em excesso, que seria tóxico se ela não o eliminasse através de uma glândula que existe no seu nariz por espirros.

O mês que se reproduzem é dependente da ilha em que se encontram, mas nesta época o macho fica com cores mais fortes afim de chamar a atenção das fêmeas. As fêmeas enterram seus ovos mais no interior da ilha, na areia ou em buracos vulcânicos e ficam vigiando durante alguns dias, mas depois os deixa. Os filhotes nascem, com características e movimentos que os assemelham aos adultos.

Uma das coisas que realmente se tornou uma ameaça para estes animais foi a introdução de novos predadores, como cães, gatos e ratos, (mesmo que geralmente fiquem onde humanos estejam), que comem os filhotes e os ovos. Isso acabou por fazer um declive na população, mas, apesar disso, segundo a IUCN, não se sabe se a tendência da população. E, vivendo nas ilhas de Galápagos, estão em território protegido, uma das

[¹] Existem quatro ordens entre os répteis, entre elas a ordem Crocodilia , que abrange os crocodilos, gaviais e jacarés com cerca de 23 espécies; a ordem Rhynchocephalia, com os tuataras, apenas 2 espécies; a ordem Squamata, que incluem lagartos (como o a Iguana Marinha) e serpentes, cerca de 7 600 espécies e a ordem Testudinata, com as tartaruagas, com cerca de 300 espécies.

10 comentários:

Del Rodrigues disse...

Olá ,sou professora, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
A segunda etapa da seleção acontecerá agora no dia 01/03/2012.
Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
Será que vc pode me dar uma força?
Conto com a sua ajuda!
Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
E deixar um outro comentário e outros durante o mês de fevereiro pode..pois os critérios além da análise do texto por um juri, inclui visualizaçao da página (acessos) e comentários. Agradeceria muito a sua ajuda para conseguir... Beijocas.Paz e Luz!Obrigada! E até breve...
"Existem momentos inesquecíveis,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Guellity Marcel disse...

Poxa, muito legal seu blog amigo! Parabéns.

Acesse o meu, coloquei seu banner em meu blog, pode colocar o meu banner no seu?

www.euquerobiologia.blogspot.com

Abraços!

Bioformando disse...

Parabéns gostei do seu blog muito informativo conhecimento além do alcance

Vítor Ximenes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Déh Maranhês disse...

Te indiquei pro Meme das 11 coisa lá no meu blog, olha lá, tem uma página só disso! ^^ (http://bichinhosfofos-bailalinda.blogspot.com)

Animal em Risco disse...

Olá, muito obrigado! Em breve vou estar respondendo as perguntas XD

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Animal em Risco disse...

Olá Guellity, vi o seu blog ele é excelente, gostei muito! Desculpe a demora para responder, já coloquei o seu banner na categoria parceiros!

Ótimo fim de semana!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Animal em Risco disse...

Olá Bioformando, tudo bem?

Agradecemos os seu comentário, pois comentários como o seu que motivam a nossa equipe a continuar desenvolvendo um bom trabalho! Sinta-se a vontade para entrar em contato novamente, inclusive para sugerir novos animais!

Um bom fim de semana!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Admin disse...

Ola, gostei muito do seu blog, diversos conteudos interessantes, bem legal. Gostaria de presentiar seu blog com um selinho do blog OS ANIMAIS, que é meu blog sobre tudo que seja relacionado aos animais.

Bom para pegar o selinho é so entrar aqui http://osanimais.com/nosso-banner-com-nosso-link/leve-nosso-link-com-voce/

So copiar o codigo da caixinha e pronto.

abraços

Animal em Risco disse...

Ola pessoal do blog Os Animais! Adicionamos como nosso parceiro aqui no Blog Animal em Risco! Não deixe de nos adicionar como parceiro também.

Animal em Risco
O Blog Selvagem!