Tatu Bola


Nome Popular: Tatu Bola
Nome científico: Tolypeutes tricinctus
Onde vive: Existem apenas na caatinga da região Nordeste do Brasil, preferindo lugares com solo de areia e arbustos
Tamanho: Cerca de 50 cm
Peso: O adulto pesa cerca de 1,5 a 2 kg
Filhotes por gestação: Geralmente um, embora às vezes possam ter dois


Status Gerais
Protegido















Esses animais fuçam o solo perto de árvores procurando, dentre outros itens, formigas, cupins, larvas de insetos, aranhas, escorpiões, frutos e ovos de lagartos. Dentre os tatus mamíferos, esta é a menor espécie que vive no Brasil e é endêmica, ou seja, vive apenas numa região: no ecossistema da caatinga do nordeste brasileiro, segundo o Relatório Final de Diagnóstico de Áreas de Alto Valor para Conservação (HCVA) do Programa de Manejo Ambiental - Projeto Puma[¹].

Esta é a espécie mais ameaçada por não conseguir cavar tão bem como os outros tatus e, por este motivo, sua defesa natural é fugir, embora possam ser facilmente alcançados por humanos, ou se enrolar como uma bola. Quando se enrolam, sua cabeça e sua cauda se encaixam perfeitamente, fazendo uma espécie de uma couraça com a carapaça articulada que têm nas costas. No entanto, podem ser facilmente capturados pelo homem quando nesta situação. Outra ameaça à esta espécie é a redução e a modificação do habitat, já que é um dos animais que mais sensíveis em relação à mudanças no meio em que vivem. Apesar de ser protegido em algumas áreas, as principais populações não costumam ficar nestes lugares e, por isso, podem ser caçadas com facilidade. Seu principal predador é a Onça.

Com hábitos predominantemente vespertinos/noturnos, durante o dia utilizam buracos feitos por outros animais e, dependo da temperatura, podem se cobrir com folhas em depressões do terreno. São cingulatas, isto é, pertencem à ordem de mamíferos desprovidos de dentes.

Atualmente os cientistas estudam a possibilidade de criar esta espécie em cativeiro para tentar salvá-la. Programas de educação ambiental também são desenvolvidos nos lugares onde este tatu pode ser encontrado.

[¹] Disponível em: http://www.hcvnetwork.org/resources/assessments/Relatorio%20HCVA_Fazenda%20Mundo%20Novo_Brasil.pdf

Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):

6 comentários:

Vítor Ximenes disse...

Por que não estão postando mais no blog? Ele é tão legal!

Vítor Ximenes disse...

como faço para meu blog ser parceiro desse blog?

Vítor Ximenes disse...

Ei! Eu queria ser parceiro do seu blog e vice-versa!

Vítor Ximenes disse...

Atualize por favor!

Animal em Risco disse...

Olá Vítor. Tudo bem?

Desculpe a demora para responder e também a demora de novos posts. São comentários como os seus que motivam nossa equipe a continuar. Tentaremos colocar novos posts em breve e com maior frequencia.
Se tiver sugestões de novos animais, escreva sempre para a Equipe Animal em Risco: animalemrisco@gmail.com

Aguarde novidades!!

Excelente final de semana.

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Animal em Risco disse...

Olá Vítor, tudo bem?

Obrigado pelo interesse, novos parceiros são sempre bem-vindos!
Para ser nosso parceiro, basta inserir nosso banner (insira o código disponível em "NOSSO BANNER") e envie-nos o código do seu banner para colocarmos em nossa página! Se preferir, mande um e-mail para a Equipe Animal em Risco (animalemrisco@gmail.com) que lhe informaremos o procedimento detalhadamente. Estamos ansiosos pela nova parceria!

Um bom fim de semana!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!