Girafa

Nome Popular: Girafa
Nome científico: Giraffa Camelopardalis
Onde vive: Vive na África, na savana
Tamanho: Pode atingir 5 a a7 metros
Peso: e pesa aproximadamente 1,2 toneladas
Filhotes por gestação: 1 por gestação, gestação de 450 dias (14 a 15 meses)









Status Gerais:



dependendo do estado conservacional

Apesar do tamanho do pescoço, há o mesmo número de vértebras que há em um pescoço humano: 7, a única diferença é que as vértebras desse incrível animal, são bem maiores que as do humanos (e a maioria dos animais terrestres); além do pescoço sua perna também tem os ossos mais alongados que dos outros animais
Ela tem o coração tão grande que pode ser até 43 vezes maior que um coração humano e chega a pesar aproximadamente 11 kg. Embora o tamanho, fica vulnerável ao seu predador, o leão, quando tem de se abaixar para beber água em lagos. Ela divide o mesmo habitat não só com o leão, mas com rinocerontes, chitas, gazelas, crocodilos, elefantes, zebras, etc.
Quando dois machos estão interessados em um só fêmea, a briga é da seguinte forma:
- Primeiro um macho se posiciona um do lado do outro;
- A fêmea fica mais a frente, apenas observando quem será o campeão;
- Os machos abaixam levemente as cabeças;
- Os dois dão pescoçadas um no outro até que um deles desistam.
O macho campeão irá se acasalar, e outro procurará outra fêmea.
Graças ao tamanho da girafa, ela se alimenta das folhas das copas das árvores, principalmente da acácia, que é uma parte principal de sua alimentação.
A girafa vive na savana, então sua alimentação é balanceada entre suas folhas e frutos que come, mas em zoológicos ela também recebe uma alimentação nutritiva, como se ela ainda estivesse na savana africana, e para evitar que, não só ela mas também outros animais, fique obesos eles mantém eles sempre em alguma atividade, como se ela vivesse realmente ainda na savana e isso é muito bom para a saúde em si, do animal (de qualquer espécie).
A girafa pode olhar ao redor numa boa distância, o que é excelente para se prevenir dos camuflados leões.
Para esse animal beber água ela tem que abrir bem as patas da frente abaixar cuidadosamente a sua cabeça enorme, essa posição é extremamente desconfortável e instável para esse animal, e também aumenta o risco de um ataque surpresa.
O "salvamento" para não ser atacado enquanto bebe água é a organização do bando desses animais é a organização deles: enquanto algumas bebem, outras de tocaia, de guarda, para que os seus predadores não ataquem as outras que estão abaixadas bebendo.
É um animal pacífico e inofensivo, e quando percebe-se em perigo, corre à fuga. Seu modo de caminhar e de correr é igual ao dos cavalos: se chama de andadura, mas consegue deixar facilmente para trás o melhor cavalo, pois suas patas dão passos bem mais largos de que os dos cavalos, porque elas são mais largas.

quando tem de correr repentinamente, galopa a uma velocidade de 50 até 60km.
A girafa têm mais fôlego que os leões, ele apenas parece desajeitada porque ela não corre como um quadrúpede; quando anda, embora pareça vagarosa, ela consegue percorrer, com passos largos até 4,5m.
Quando outros animais galopam, eles movem primeiro as patas dianteiras, e, logo após as traseiras, mas a girafa move as duas da direita, depois as da esquerda (ou vicie-versa).

4 comentários:

Anônimo disse...

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM...
EU QEERIA SEER UMA GIRAFA

Anônimo disse...

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM... eu qeeria seer uma girafa

Vítor Ximenes disse...

Adoro a girafa! Meu animal preferido! Pena que é Quase Ameaçada! Pelo menos ainda não é AMEAÇADA!

Animal em Risco disse...

Realmente este é um animal muito importante para o meio em que vive e em minha opinião acho um animal muito simpático!
As girafas tem sido preservadas e em algumas listas regionais já podem ser encontradas como Pouco Preocupante, mas até que a espécie se firme melhor na natureza o Animal em Risco a classificará como Quase Ameaçada.

Animal em Risco
O Blog Selvagem!